Não há como negar que os diferentes tipos de vergalhão, quando bem selecionados, garantem a segurança de um projeto na construção civil. Afinal, se há várias opções, é porque cada uma tem a sua finalidade e precisa ser avaliada antes da escolha.
Por isso, listamos todos os fatores para você considerar e mostramos quais são as alternativas disponíveis no mercado e as suas especificações. Continue a leitura!
Vergalhão é um tipo de barra de aço com superfície estriada. É um elemento importante que dá estabilidade para a estrutura, especialmente em construções de pontes, edifícios ou viadutos.
Ele pode ser encontrado em diferentes espessuras e comprimentos, e é produzido a partir de aço-carbono ou aço ligado com outros elementos, como cobre e níquel, para proporcionar mais resistência e durabilidade.
A seguir, mostraremos as diversas aplicações dos vergalhões, principalmente na construção civil. Confira!
O vergalhão é amplamente utilizado para a armadura de concreto armado em estruturas de edifícios, pontes, viadutos, barragens, entre outros. Na prática, ele forma as malhas de aço inseridas no concreto, conferindo à estrutura mais resistência e capacidade de suporte de cargas.
Em algumas situações, é necessário reforçar a estrutura existente de um edifício ou ponte, por exemplo, e o vergalhão pode ser utilizado com essa finalidade, garantindo segurança e evitando problemas estruturais.
Também pode ser utilizado na fabricação de diversas peças metálicas, tais como barras de suporte, corrimãos, grades, cercas etc. Aqui, o vergalhão é cortado e moldado conforme as necessidades do projeto.
O vergalhão pode, ainda, ser aproveitado na construção de estruturas pré-fabricadas, como lajes pré-moldadas e pilares. Ele serve para a armadura estrutural resistir aos pesos sobrepostos posteriormente na obra.
A fabricação de móveis e objetos de decoração, como mesas, cadeiras e luminárias, também se beneficia desse material. Isso porque ele proporciona um visual moderno e industrial, trazendo uma estética diferenciada às peças.
Agora que você sabe o que são e onde podem ser aplicados, que tal conhecer os tipos de vergalhões para obra? Cada um deles possui características específicas para diferentes aplicações na construção civil, então, confira as duas opções a seguir.
Possui uma superfície estriada que proporciona maior aderência ao concreto, garantindo mais resistência à estrutura. É mais indicado para as aplicações que serão submetidas a esforços de flexão e compressão.
São produzidos conforme as normas técnicas brasileiras (NBR 7480), que estabelecem os requisitos para a fabricação e comercialização do produto — entre eles, fatores relacionados à composição química do material, às dimensões e tolerâncias permitidas, entre outros aspectos.
Esse é o tipo mais comum de vergalhão utilizado na construção civil. É um aço de baixo carbono que possui uma resistência mínima à tração de 250 MPa (mega pascal).
É utilizado, principalmente, em obras de pequeno porte, como casas, prédios de até três andares e muros. Ou seja, é mais indicado para aplicações onde a resistência mecânica não é o principal fator a ser considerado.
É um aço de médio carbono, que possui uma resistência mínima à tração de 500 MPa. É adotado em obras de grande porte, como edifícios, viadutos, entre outros.
Ou seja, é especialmente indicado para obras que serão submetidas a cargas elevadas e esforços de tração, isso porque ele tem mais resistência mecânica e durabilidade do que o vergalhão CA-25.
Uma boa indicação é o vergalhão 14 mm, encontrado justamente nesse tipo de aço. É produzido em barras de comprimentos variáveis, de acordo com as necessidades da construção.
Tem alto carbono, que possui uma resistência mínima à tração de 600 MPa. É utilizado em obras que requerem alta resistência mecânica e estrutural, como pontes, torres de transmissão, entre outras.
Entre as possibilidades, pode ser usado para projetos de grande porte, em que é preciso mais resistência à tração, como em peças sujeitas a esforços de torção.
Não possui a superfície estriada, que é uma característica presente nos vergalhões nervurados. Isso significa que a aderência ao concreto é menor, por isso, ele é adequado para estruturas que suportam esforços de tração, como vigas, pilares e peças expostas, e que demandam um acabamento mais liso e uniforme.
A sua produção ocorre a partir do aquecimento de lingotes de aço a altas temperaturas, seguido de laminação a quente em um equipamento especializado. Por isso, ele é usado onde não há exigência de uma alta resistência mecânica.
É feito a partir da deformação de um fio de aço por meio de um processo de trefilação, que consiste em passar o fio de aço por uma matriz de redução de diâmetro para produzir o vergalhão liso final. Ele está presente em peças pré-fabricadas de concreto, como pórticos.
O primeiro passo para escolher o tipo de vergalhão é considerar onde ele será aplicado. Isso porque há diversos tamanhos, formas e graus, cada um adequado para usos específicos, como você pôde notar anteriormente.
Uma vez determinado isso, outros fatores devem ser avaliados, como:
Agora você já sabe que existem diferentes tipos de vergalhão disponíveis no mercado, cada um com as suas próprias características e aplicações específicas. Use as nossas dicas para escolher o mais adequado e garantir a segurança e a durabilidade da estrutura.
Leia outros conteúdos do blog e conheça mais sobre o Grupo Aço Cearense no nosso site!