×

Quem Somos

SINOBRAS é destaque no mercado siderúrgico brasileiro

Considerada como um indicador de progresso econômico, a indústria siderúrgica desempenha um papel importante na sociedade e tem se tornado um potencial de força de trabalho, sustentabilidade, produção e desenvolvimento. A SINOBRAS – Siderúrgica Norte Brasil S.A. – primeira siderúrgica integrada das regiões Norte e Nordeste, contribui com esse desenvolvimento há 16 anos no estado do Pará, em Marabá.

A SINOBRAS faz parte do Grupo Aço Cearense, que tem mais de 44 anos de atuação no mercado, consolidando-se como uma das grandes indústrias do Pará, empregando atualmente cerca de 1.300 pessoas diretamente e gerando 16.700 empregos indiretos, colaborando com o fluxo econômico e a geração de renda da região.

Com um mix de produtos comercializados em todas as regiões do país, a SINOBRAS tem atuação abrangente em todo o Brasil e possui uma equipe especializada e qualificada, além de um sistema integrado que garante agilidade na entrega em qualquer lugar e com os melhores preços do mercado. A empresa possui uma logística preparada e atende os clientes pelos modais rodoviário, cabotagem e hidroviário. São em média 1.300 veículos movimentados por mês para distribuir a produção para os estados brasileiros.

Concluímos nossa ampliação, onde passamos a ter capacidade de 350 mil toneladas produção para 880 mil toneladas/ano. O investimento, denominado SINOBRAS Fase 2, incluiu a instalação da Laminação 2, com capacidade de produção de 500 mil toneladas/ano de aço laminado em bobina; um novo galpão para endireitamento de bobinas; e uma nova subestação e linha de transmissão de 230kV, que tem o objetivo de suprir as novas necessidades de cargas elétricas da empresa e propiciar a utilização de energia da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Além da expansão, a SINOBRAS e a Vale assinaram, em maio de 2022, um termo de compromisso para o desenvolvimento de uma Nova Aciaria para produção de tarugos de aço em Marabá. O propósito desse projeto é proporcionar o desenvolvimento de um polo metal mecânico, trazendo grandes oportunidades e instalação de novas empresas.

Pelo acordo assinado, a Vale apoia o projeto por meio da emissão de garantias que viabilizem o financiamento a ser contratado pela SINOBRAS para instalação da Nova Aciaria. Já a SINOBRAS é a responsável, além dos estudos de engenharia, pela implantação e operação da planta. A previsão para o início da produção é após o startup da Tecnored, subsidiária da Vale, previsto para o 2º semestre de 2025.

Desenvolvimento sustentável na essência

A SINOBRAS é a maior recicladora do Norte/Nordeste brasileiro, produzindo aço com 70% de sucata e 30% de ferro-gusa líquido. Comprometida com o meio ambiente, tem o seu próprio fornecedor de redutor bioenergético (material utilizado na produção do aço), a SINOBRAS Florestal, empresa que também faz parte do Grupo Aço Cearense e possui fazendas próprias de plantio de eucalipto, em uma área com mais de 40 mil hectares.

Investindo em sustentabilidade, a SINOBRAS acompanha as tendências da economia circular, que se baseiam nos princípios de eliminar resíduos e a poluição desde o início do seu processo produtivo, mantendo os produtos em ciclo de uso e regenerar os sistemas biológicos naturais. Assim, a empresa não se limita apenas a reduzir os impactos negativos causados pelo sistema de produção, mas se compromete com uma mudança sistêmica a longo prazo, criando oportunidades de negócios que contribuem para os cuidados ambientais, econômicos e sociais.

A empresa possui práticas que promovem uma gestão ambiental engajada com os conceitos de sustentabilidade do negócio, como reprocessamento interno de coprodutos na sinterização, recirculação de água nos processos produtivos, envio de resíduos para coprocessamento em cimenteiras e envio de óleos usados para refino.

A gestão de emissões atmosféricas também faz parte das premissas da gestão estratégica da SINOBRAS, onde há implementação de melhorias de processo promovendo a eficiência energética, como redução do consumo de energia elétrica na produção de aço no forno elétrico, aproveitamento do potencial energético do gás de Alto-Forno no forno de reaquecimento da Laminação – em substituição ao GLP, o uso de biorredutor (carvão vegetal) de floresta plantada na produção de ferro gusa, e o plantio de florestas, que reduz as emissões de gases de efeito estufa – GEE contribuindo no combate às mudanças do clima.

Parcerias

A SINOBRAS é associada ao Instituto Aço Brasil, entidade representativa das empresas brasileiras produtoras de aço. Os associados operam usinas integradas e semi-integradas, ofertando uma ampla gama de produtos siderúrgicos que permitem atender plenamente o mercado interno e manter forte posição exportadora, situando o setor entre os principais geradores de saldo comercial do Brasil.

A empresa é mantenedora da Rede – Inovação e Sustentabilidade Econômica, uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), que atua com foco em sustentabilidade econômica no ambiente de negócios, potencializando o crescimento e a evolução dos fornecedores paraenses, por meio do mapeamento de novos investimentos.

A SINOBRAS também é associada à Associação Comercial e Industrial de Marabá – ACIM, uma entidade sem fins lucrativos, que congrega a classe empresarial do município de Marabá – PA, com o principal objetivo de desenvolver e apoiar o setor industrial e comercial do município.

 

Política Básica

Propósito

Contribuir para o desenvolvimento do nosso país, fomentando o crescimento dos nossos clientes.

Missão

Atuar no mercado do aço de forma sustentável, com dinamismo e excelência.

Visão

Surpreender o mercado com nosso jeito de fazer negócio, entregando resultados que sustentem o equilíbrio econômico financeiro.

Valores

Humildade, Integridade, Respeito e transparência, Foco e determinação, Trabalho seguro e Fé em Deus.

Demonstrações Financeiras

Para ter acesso ao relatório de demonstrações financeiras de 2022 clique aqui.

Para ter acesso ao relatório de demonstrações financeiras de 2021 clique aqui.

Para ter acesso ao relatório de demonstrações financeiras de 2020 clique aqui.

Para ter acesso ao relatório de demonstrações financeiras de 2019 clique aqui.

Para ter acesso ao relatório de demonstrações financeiras de 2018 clique aqui.

Para ter acesso ao relatório de demonstrações financeiras de 2017 clique aqui.

Para ter acesso ao relatório de demonstrações financeiras de 2016 clique aqui.

Para ter acesso ao relatório de demonstrações financeiras de 2015 clique aqui.

Para ter acesso ao relatório de demonstrações financeiras de 2014 clique aqui.

Para ter acesso ao relatório de demonstrações financeiras de 2013 clique aqui.