Monitoramento de riscos ocupacionais: o que é e por que fazer?

Monitoramento de riscos ocupacionais: o que é e por que fazer?

O monitoramento dos riscos ocupacionais é uma atividade que deve ser constante em lojas de ferro e aço, já que o ambiente oferece riscos ao trabalhador.

Os riscos ocupacionais decorrem da existência da probabilidade de um trabalhador sofrer algum prejuízo, advindo do exercício de suas atividades profissionais.  Doenças ou acidentes possíveis de acontecer, a que ficam expostos os colaboradores no exercício de suas funções também são riscos.

Mas afinal, o que é monitoramento de riscos ocupacionais?

De forma geral, os riscos ocupacionais têm ligação com o ambiente ao qual o trabalhador fica sujeito: iluminação inadequada, ruídos, gases, vibrações, vapores, entre várias outras situações que podem acarretar danos à integridade física ou à saúde dos colaboradores.

Assim, cada tipo de negócio tem uma característica do risco diferente. A exposição do profissional aos ambientes externos depende do ramo de atuação da empresa. No caso de loja de ferro e aço, devemos ficar atentos ao correto manuseio de ferramentas e máquinas.

Qual a importância de fazer o monitoramento de risco?

A gestão de riscos ocupacionais funciona como uma medida preventiva para se evitar problemas com acidentes, o que pode acarretar o pagamento de indenização e multa emitida pelo Ministério da Previdência e Ministério do Trabalho e Emprego.

Por meio do monitoramento de risco, uma loja de ferro e aço pode se proteger com a elaboração de relatórios próprios, como protocolos que comprovem o recebimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), a declaração de uso obrigatório de equipamentos de segurança assinados pelo colaborador, entre outros.

Com as medidas corretas, é possível preservar a saúde do colaborador e, ao mesmo tempo, garantir a integridade do negócio. A boa gestão dos processos contribui para evitar fatores negativos, como prejuízos financeiros e perda de trabalhadores.

Para um correto gerenciamento de riscos ocupacionais, é necessária a conscientização de toda a equipe.  O monitoramento constante também se faz necessário para que a loja consiga alcançar êxito com um sistema de segurança mais eficiente.

Como gerenciar os riscos ocupacionais?

É preciso fazer uma análise de risco para identificar a natureza dos eventos e as vezes em que eles ocorrem. Entre as principais medidas preventivas realizadas para diminuir acidentes de trabalho, estão as investigações na loja e no estoque, a análise e o acompanhamento de ações preventivas.

Para verificar a probabilidade de algum acidente, é necessário classificar o fato de acordo com o número de vezes em que ele ocorreu.

A frequência de fatos negativos ou qualquer outro tipo de problema com a saúde dos colaboradores é um importante indicador do que deve ser feito para eliminar as causas. Assim, o sistema de análise e identificação dos fatos requerer uma atenção especial.

Quais são os equipamentos de medição de riscos ocupacionais?

Para assegurar a integridade física e a saúde dos trabalhadores, é preciso respeitar os limites de tolerância estabelecidos pela Fundacentro e pelo Ministério do Trabalho.

Para cada tipo de risco, existe um aparelho de medição específico. Veja alguns exemplos de equipamentos de medição:

  • audiodosímetro;
  • detector de gases;
  • medidor de estresse térmico;
  • sonômetro ou decibelímetro;
  • luxímetro.

A calibração dos equipamentos e o arquivamento do certificado são fundamentais para realizar a avaliação de risco. O processo de calibração assegura os padrões de qualidade e reduz o risco de alterações nos resultados finais.

Verificar o estado do instrumento de medição, como calibração e baterias, é extremamente importante para a obtenção de um resultado correto para poder entregar os dados para o profissional da segurança do trabalho atuar nas medidas de segurança necessárias para erradicar os riscos.

Você gostou deste post sobre monitoramento de riscos ocupacionais? Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário!