Decoração industrial: como transformar seu espaço com estilo e funcionalidade

Decoração industrial: como transformar seu espaço com estilo e funcionalidade

Você sabia que a decoração industrial é um estilo que começou logo depois da depressão de 1929? Foi a partir desse período que grandes galpões industriais passaram a ser utilizados como residência, e de lá para cá essa forma de decorar ganhou muitos adeptos ao redor do mundo.

O estilo industrial preza por elementos mais rústicos, deixando a pessoa à vontade para reaproveitar materiais e elaborar um projeto ao mesmo tempo sustentável e original.

Mesmo que não seja para um galpão, você pode explorar o estilo industrial para decorar o ambiente. Afinal, tudo vai depender das cores, materiais e elementos acrescentados. Quer entender melhor como isso funciona? Preparamos este conteúdo para mostrar como transformar os espaços com estilo e funcionalidade.

Continue lendo e veja quais são as características da decoração industrial e como ela pode ser aplicada na sala de estar, na cozinha, no quarto e até mesmo no banheiro. Ainda, você vai conferir algumas sugestões de produtos para criar esse estilo de decoração.

O que é decoração industrial?

O estilo de decoração industrial é uma vertente do design de interiores e da arquitetura que explora elementos utilizados na indústria para criar decorações diferentes. Como você viu na introdução, esse estilo nasceu depois da crise de 1929.

Nessa época, a cidade de Nova Iorque teve muitas indústrias, galpões e fábricas abandonadas, geralmente com localização em regiões centrais ou áreas nobres da cidade. A partir da década de 1970, esses imóveis começaram a ser procurados como uma alternativa residencial e para a instalação de estúdios artísticos.

Isso aconteceu em função do preço muito alto dos imóveis comuns. Além disso, como nesse período a densidade populacional começou a aumentar de forma significativa em Nova Iorque, as pessoas passaram a procurar um novo tipo de moradia e ocuparam essas fábricas abandonadas e galpões.

Com o tempo, essa opção de moradia passou a ser conhecida como loft. Na transformação desses espaços, os elementos industriais costumavam ser preservados. Assim, houve uma mistura de itens como tubulações aparentes, acabamento em metal envelhecido, tijolos à vista e lajes rústicas com elementos modernos e características de residências tradicionais.

Esse estilo de decoração foi grandemente aceito e ganhou adeptos ao redor do mundo. Assim, mudou o velho pensamento de que o design de interiores exigia o uso de elementos caros, móveis sofisticados e peças decorativas sutis.

Quais são as principais características da decoração industrial?

A principal característica da decoração industrial é manter ou implementar elementos de arquitetura bruta. Assim, trata-se de um estilo com materiais mais rústicos, que explora tonalidades neutras e objetos de decoração inusitados.

Espaços amplos e integrados

Geralmente, a decoração industrial se aplica em espaços amplos. Afinal, como dissemos, ela se origina nos galpões industriais, onde as plantas não têm muitas divisões físicas entre os ambientes.

Com isso, os espaços costumam ser integrados e podem até mesmo ter mais de uma funcionalidade, especialmente quando temos dimensões menores. Por exemplo, a sala de estar pode se transformar em quarto à noite.

Elementos aparentes

A decoração industrial se caracteriza por deixar alguns elementos aparentes. Assim, as vigas, tubulações e encanamentos costumam ficar à mostra, trazendo um visual urbano e moderno. As paredes são de concreto ou com tijolos à vista.

Iluminação, móveis, portas e janelas

No estilo industrial, há um cuidado especial com a iluminação. Os bons projetos geralmente usam trilhos e luminárias pendentes.

Os móveis também trazem um toque de rusticidade, sendo fabricados em ferro, madeira ou aço para combinar com o restante da decoração. As cores são neutras ou mais sóbrias. As portas e janelas são largas e com acabamentos, como caixilhos, ajudando a melhorar a iluminação e a circulação do ar.

Como os materiais e móveis utilizados têm um visual pesado, o grande desafio é deixar o ambiente harmonioso. Então, é importante não exagerar para que o espaço não acabe com um visual sobrecarregado ou excessivamente rudimentar.

Como aplicar a decoração industrial na sala de estar?

Existem dois caminhos que você pode seguir para acrescentar a decoração industrial na sala de estar. O primeiro é caprichar na quantidade e diversidade de elementos para conseguir um visual bastante rico. O segundo é apostar em uma mistura entre o industrial e o minimalista, mantendo apenas aquilo que é indispensável para a sala e valorizando a amplitude do espaço.

É interessante que não haja muitas barreiras na sala de estar, já que os espaços abertos são marca registrada desse estilo de decoração. Vale explorar os tijolos à vista e acrescentar móveis, também rústicos, seja de madeira ou modulares. Prateleiras de ferro também combinam com a sala de estar industrial.

Além disso, instale luminárias pendentes ou holofotes para garantir uma boa iluminação. Você também pode usar tapetes, lembrando sempre de escolher cores mais neutras e evitar as estampas, que não conversam muito com esse estilo.

Se você quiser acrescentar um toque de cor, pode explorar elementos em verde-escuro, laranja ou azul. Para a mobília, lembre-se de prezar por um design minimalista ou moderno. As plantas são bem-vindas e você pode acrescentá-las utilizando vasos de cimento.

Como incorporar o estilo industrial na cozinha?

Você já sabe que na decoração industrial é possível explorar os tijolos à vista e a madeira. Como esses dois materiais combinam muito bem com a cozinha, vale a pena empregá-los para transformar esse cômodo. A boa notícia é que não é necessário fazer uma reforma: dá para usar um revestimento ou até mesmo um adesivo que traga a textura desejada.

Então, basta escolher qual cor e tonalidade estão de acordo com aquilo que você deseja e fazer a aplicação desses revestimentos de uma forma bastante simples. Inclusive, dessa maneira, é possível criar espaços distintos dentro do mesmo ambiente, para fazer a distinção entre diferentes áreas de trabalho na cozinha, por exemplo.

Já que a madeira é bem-vinda nesse tipo de decoração, você pode escolher móveis fabricados nesse material, mas que também tenham partes metálicas. Vale explorar o marrom e o alaranjado, assim como o preto, acrescentando algumas banquetas para dar um charme especial para a cozinha.

Além disso, você pode usar utensílios como elemento de decoração. É o caso, por exemplo, de um conjunto de panelas de cobre ou aço inox penduradas na parede.

Também é interessante instalar prateleiras para deixar alguns itens à vista e de fácil alcance. Se você quiser trazer um toque diferenciado para a cozinha, pode explorar estampas com formas geométricas — elas caem muito bem, por exemplo, na área da pia e do fogão.

Integração com a sala de jantar

Como explicamos, a decoração industrial também tem como característica os espaços integrados. Por isso, é válido mesclar os ambientes da cozinha e da sala de jantar.

No local onde a mesa ficará posicionada, é interessante fazer a instalação de luminárias pendentes, que podem ser metalizadas para conversar com o restante da decoração. Na parede próxima à mesa da sala de jantar, vale instalar um acabamento diferente para fazer uma ligeira diferenciação desse espaço.

Outra forma de delimitar o ambiente é colocar um tapete embaixo da mesa de jantar; apenas lembre-se de harmonizar a cor com o restante da decoração.

Quais elementos utilizar para um quarto com decoração industrial?

Para criar um quarto com decoração industrial, comece escolhendo as cores certas. Por se tratar de um aposento, é interessante não deixar o visual muito carregado porque isso pode acabar atrapalhando a hora do descanso.

Geralmente, são utilizadas as cores branco e cinza, tanto nas paredes quanto no piso e no enxoval. Esses dois tons se complementam muito bem e deixam a atmosfera bastante agradável.

No piso, se você preferir, pode apostar na madeira natural ou em um revestimento com textura de madeira. É válido acrescentar detalhes em uma das paredes, como os tijolinhos à vista, que podem ser de cor natural ou branca. Mas há quem prefira o acabamento de cimento queimado.

Outra opção é incluir alguns elementos na cor preta, como almofadas, uma poltrona ou uma mesa de cabeceira. Além disso, é possível instalar prateleiras com estilo tubular e até mesmo deixar as tubulações à vista, com lâmpadas pendentes ou pequenos holofotes.

Não se esqueça de escolher uma janela ampla. Para bloquear a luminosidade, prefira instalar uma persiana em vez de cortinas tradicionais. Também vale a pena optar pela cama tubular, em madeira ou até mesmo fixa, feita de alvenaria. Isso vai garantir o visual rústico que a decoração industrial pede.

Como adaptar o banheiro ao estilo industrial?

Mesmo que o banheiro tenha dimensões menores, ele pode contar com elementos da decoração industrial. Na área seca, vale revestir uma das paredes com a textura de tijolos à vista. Essa possibilidade também existe no box, mas é preciso selecionar um revestimento resistente à água.

Um cuidado importante para o banheiro é escolher cores mais claras para não comprometer a iluminação desse cômodo. Afinal, o excesso de cores escuras, como o preto, deixa o visual carregado. Já os tijolos à vista no tom branco, amadeirado ou cinza são uma ótima escolha.

É interessante deixar os encanamentos e tubulações à vista. Para ficar diferente, uma alternativa é escolher a tonalidade acobreada para esses itens, embora o preto também possa criar um contraste interessante com uma parede mais clara.

Da mesma forma que em outros ambientes, dê preferência para os móveis com linhas mais retas, design minimalista e fabricados em metal ou madeira.

De que forma os produtos do Grupo Aço Cearense podem ser utilizados na decoração industrial?

No catálogo do Grupo Aço Cearense, você encontra diversas opções de produtos para usar na decoração industrial. Isso é válido tanto para a parte estrutural da construção quanto para os detalhes decorativos. Veja algumas alternativas!

Cobertura

Você viu que a estrutura dos espaços que recebem a decoração industrial costuma ser diferente. Sendo assim, as telhas metálicas são uma excelente opção para fazer a cobertura dos ambientes que vão receber a decoração industrial. Isso porque, por serem fabricadas em metal e preservarem essa textura, se encaixam muito bem nas características do estilo.

Como existem diferentes opções de design, você ainda pode escolher aquele que combina melhor com o restante do ambiente, como as telhas onduladas ou trapezoidais. Para quem deseja um pouco mais de conforto, existem as telhas termoacústicas.

Corrimão

O corrimão é um elemento destacado nas escadas. Você pode implementar a decoração industrial nos seus ambientes com a instalação de uma peça que tenha as características ideais para esse estilo.

No catálogo do Grupo Aço Cearense, você encontra diferentes opções de tubos metálicos, que podem ser utilizados para a fabricação de corrimões personalizados. É possível escolher, por exemplo, o metalon quadrado, o retangular ou o tubo industrial. Existem diversas medidas que se adaptam ao tipo de escada e ao resultado que espera da sua decoração.

Tubo para fios

Por falar em tubos, explicamos que eles são bastante utilizados para a passagem de fiação e deixados à mostra. No catálogo do Grupo Aço Cearense, você encontra tubos de aço com seção redonda em vários diâmetros e espessuras.

Assim, poderá fazer a passagem dos fios criando padrões de decoração industrial. Ainda que os fios não passem por ali, os tubos podem ser usados apenas como elementos decorativos, proporcionando aquele visual que remete aos galpões de indústria.

Mobília rústica

Os produtos Aço Cearense podem ser utilizados, ainda, como material para a fabricação de mobília rústica. Afinal, você tem à sua disposição os tubos, o metalon quadrado e o metalon retangular, o tubo oblongo, cantoneiras, chapas, barra chata, perfil em U, entre outros.

Cada peça pode ser trabalhada para criar móveis exclusivos, inclusive combinando o aço e a madeira. Se você não tiver experiência técnica nessa área, o ideal é contar com a ajuda de um profissional especializado.

A decoração industrial pode estar presente em todos os ambientes do seu projeto. Basta explorar os elementos certos para garantir o visual ideal e a fidelidade às características desse estilo decorativo. Não se esqueça de que você pode contar com os produtos do Grupo Aço Cearense para enriquecer ainda mais o visual dos seus espaços.

Aproveite e acesse o nosso catálogo de produtos para conferir todas as opções à sua disposição.