
Estratégias eficazes para gerenciar o reajuste de preços no setor de ferro e aço
O valor de todo produto flutua com o tempo, se ajustando à demanda do mercado, disponibilidade, entre outros fatores — e claro, isso também se aplica ao setor de ferro e aço. Nesse contexto, você precisa saber como fazer o reajuste do preço dos seus produtos.
Cobrar um valor defasado pode prejudicar sua rentabilidade, ao passo que um preço elevado demais poderia afetar negativamente suas vendas. Então, é importante tomar alguns cuidados na hora de proceder a essa alteração.
Acompanhe este post para entender melhor como funciona o reajuste de preços no setor de ferro e aço. Também explicaremos o que você pode fazer para facilitar essa etapa!
Fatores que influenciam os preços do ferro e do aço
Um bom ponto de partida para fazer o reajuste de preços em sua loja é entender quais são os motivos que levam ao aumento ou redução do custo do ferro e do aço. Confira aqui alguns dos principais.
Custo da matéria-prima
Naturalmente, um dos principais custos envolvidos na confecção de peças de ferro e aço é o material utilizado, em especial os minérios e os reagentes empregados no processo. Quando eles sobem de valor no mercado, os fornecedores de aço e ferro têm que repassar o custo para o comprador.
Os fatores que influenciam no custo da matéria-prima, por sua vez, podem variar. Quando há maior demanda por um material em relação à oferta, seu custo de mercado tende a aumentar. Isso costuma acontecer quando a taxa de extração é menor ou quando várias indústrias precisam de ferro e aço em grande quantidade.
Valorização ou desvalorização do dólar
O ferro e o aço são materiais comercializados em escala mundial. Por esse motivo, o valor desses produtos é influenciado pelo valor atual do dólar americano.
Por um lado, a flutuação do câmbio pode definir quais fornecedores ou compradores são mais atrativos para as negociações. Esse mecanismo direciona o fluxo de matéria-prima e produtos semiacabados para determinados países, diminuindo sua disponibilidade em outras regiões — e, consequentemente, elevando seu preço.
Por outro lado, no caso dos setores que importam ferro e aço, a valorização cambial tem um impacto direto no preço de aquisição, repassado no preço de venda praticado.
Políticas internacionais de comércio
Todo governo conta com suas próprias políticas de comércio internacional. Isso impacta uma série de custos, como sua taxa cambial, tarifas de exportação e importação, custos de transporte. Além disso, restrições ambientais podem limitar a quantidade de matéria-prima extraída.
Essas despesas são agregadas ao custo do ferro e aço, seja como material bruto ou na forma de produtos manufaturados. Quando ocorrem certas mudanças na taxação ou incentivos fiscais são revogados, o custo adicional se torna parte do preço.
Estratégias para repassar aumentos de forma transparente
Na loja de ferro e aço, a principal preocupação no reajuste de preços é a forma como ele será repassado para o cliente. Se você tem compradores regulares, é importante tomar certos cuidados para não perdê-los para a concorrência.
Acompanhe e veja algumas estratégias interessantes!
Explique a justificativa para o reajuste
A transparência sempre vem em primeiro lugar, não é mesmo? É essa honestidade que aumenta suas chances de manter seus clientes, mesmo que você tenha que aumentar seus preços.
Sempre que houver um reajuste, explique com clareza o motivo, seja citando os fatores externos ou alguma situação específica à sua loja. Geralmente, bons clientes reconhecem essa necessidade de ajustar os preços.
Ofereça alternativas de pagamento
O reajuste de preços costuma impactar o planejamento financeiro do cliente, especialmente em projetos de longo prazo, em que é necessário fechar novos pedidos de ferro e aço após o reajuste.
A solução mais simples é oferecer diferentes formas de pagamento para que o cliente possa se reorganizar e se adaptar ao novo valor. Isso também facilita seu controle de vendas, já que você reduz o seu risco de perder vendas previstas.
Reforce o valor do produto
O aumento de preço de um produto muitas vezes é o suficiente para diminuir o interesse de alguns clientes, incluindo aqueles que já compraram em sua loja. Para evitar isso, você pode apresentar novamente o produto para essas pessoas, de forma a reforçar os seus diferenciais.
Com essa técnica de negociação, você justifica o aumento do preço ao passo que destaca as qualidades do produto e sua adequação às necessidades do cliente, favorecendo a retenção.
Informe sobre o aumento com antecedência
Um dos erros comuns é não notificar seus clientes com antecedência sobre o reajuste. Inclusive, em alguns casos, a alteração é feita sem qualquer aviso.
Essa falta de comunicação pode ser interpretada como uma quebra de confiança entre a loja e o cliente. Além disso, para quem não tem tempo de se adequar, a tendência é buscar outros fornecedores.
Pense bem antes de fazer o reajuste
Como mencionamos, o reajuste é algo necessário para manter a rentabilidade da sua loja. Porém, nem sempre é uma boa ideia repassar esse custo imediatamente para seu público.
Há casos em que essa mudança de preço pode ter um impacto tão grande em suas vendas que seria melhor aceitar reduzir sua margem de lucro do que perder clientes. Alternativamente, você pode encontrar formas de lucrar mais sem aumentar os preços para manter sua competitividade no mercado sem afetar a saúde financeira.
Importância da negociação de prazos e condições de pagamento
Se você tem clientes fidelizados, deve pensar bem na negociação desse reajuste. Isso porque oferecer bons prazos e condições de pagamento diferenciadas reduz o impacto dessas mudanças para o cliente e previne a inadimplência.
Vale reforçar que, como você não pode deixar de lado a gestão das vendas e do seu orçamento, é importante que as novas condições sejam definidas de forma estratégica, amenizando qualquer risco de prejuízo.
O reajuste de preço faz parte da realidade do comércio de ferro e aço. Dessa forma, é preciso que as empresas tenham um bom planejamento para repassar os ajustes de forma estratégica, além de uma comunicação eficiente para manter a transparência. Não hesite em seguir as nossas dicas para reajustar seus preços minimizando os riscos, tanto para sua loja quanto para seus clientes.
Quer continuar recebendo mais dicas para melhorar suas vendas? Então, siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn!