Necessidade de capital de giro: você sabe o que é e sua importância?

A gestão das finanças de uma empresa é um processo bem mais completo do que muitos imaginam. Diferente do orçamento familiar, não há nenhuma garantia de que o negócio receberá um valor fixo ou mínimo por mês, sendo necessário pensar sempre à frente para maximizar seus resultados. Um conceito importante a ser entendido é a Necessidade de Capital de Giro, ou NCG.

É importante que você conheça bem esse termo e sua importância para a empresa, pois ele é um dos principais indicadores para assegurar a estabilidade financeira de qualquer negócio no médio e longo prazo.

Para te ajudar a entender melhor o assunto, vamos explicar o que é NCG, qual sua importância e como fazer o cálculo. Acompanhe.

O que é a “necessidade de capital de giro”?

De forma geral, o Capital de Giro é o dinheiro que a empresa tem disponível para a manutenção de suas atividades, incluindo compras de materiais e pagamento de salários. O NCG, por sua vez, é um indicador que reflete o quanto de dinheiro a empresa precisa ter no caixa a todo momento para garantir que suas atividades não serão interrompidas por falta de recursos. Se o seu capital de giro cair abaixo desse valor, seus processos podem ser comprometidos.

Qual é a importância desse indicador para a empresa?

Entender o NCG é fundamental em qualquer empresa, pois estabelece uma base com a qual o negócio deve trabalhar. Isso ajuda a fazer o planejamento financeiro, além de constatar quando sua empresa pode passar por algum período mais difícil. É melhor fazer os cortes com antecedência do que ter que lidar com a dívida depois.

Como calcular a Necessidade de Capital de Giro?

O cálculo do NCG é relativamente simples. Ele pode ser realizado com duas fórmulas, as quais são:

Prazo de pagamento/recebimento

Essa fórmula expressa o NCG em dias, ou seja, o tempo que leva para renovar seu orçamento e o prazo para enviar os pagamentos.

NCG = Prazo de pagamento médio – Prazo de recebimento médio

Com esse cálculo, você pode entender melhor qual é o prazo que a empresa permanece com seu dinheiro até ter que cumprir suas obrigações.

Ativo/Passivo circulante

A segunda fórmula utiliza os valores ativos da empresa e os compara com suas obrigações passivas, expressando o NCG em reais.

NCG = Ativos circulantes – Passivos circulantes

Diferente da primeira, essa fórmula dá um valor mais preciso para o tamanho do capital de giro que você precisa mensalmente.

NCG Positivo x Negativo

Em ambos os cálculos, é possível obter um valor positivo ou negativo. Como você já deve imaginar, um resultado positivo significa que a empresa já possui bastante capital de giro e está apta a ampliar suas operações. Já um resultado negativo é sinal de que você está no prejuízo. Ao identificar essas variações, terá mais facilidade para se adaptar às demandas do seu negócio.

Agora que você entende um pouco mais sobre a Necessidade de Capital de Giro, pode utilizar esse indicador para melhorar sua gestão. Lembrando que a correta gestão do capital de giro é um dos fatores fundamentais para manter a saúde financeira do seu negócio.

Quer continuar recebendo mais informações úteis para sua empresa? Então curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades.