Líder de equipe: como lidar com a demissão e dispensa de colaboradores

Líder de equipe: como lidar com a demissão e dispensa de colaboradores

Enquanto, na hora da contratação, todos os envolvidos estão animados, dispostos e otimistas com a futura experiência, no momento de encerrar o vínculo empregatício, demissão ou na dispensa, nem sempre o clima é tão amistoso.

Nesses momentos, o líder de equipe precisa estar atento e saber como conduzir a situação para que tudo termine de forma tranquila. Para que você saiba o que deve fazer quando estiver passando por momentos desse tipo, separamos algumas informações e dicas. Confira!

Qual é a diferença entre demissão e dispensa?

Antes de entrarmos propriamente no tipo de atitudes que devem ser tomadas pelo líder em relação ao funcionário que está saindo da empresa, é bom deixarmos claro qual a diferença que existe entre os casos de demissão e dispensa.

Demissão

Nos dois casos, estamos falando que uma pessoa que é funcionária será desligada da empresa. Contudo, no caso da demissão, ela acontece quando é o trabalhador que toma a iniciativa: ele se demite.

Dispensa

Na hipótese da dispensa, quem toma a decisão é o empregador. Tirando casos em que há estabilidade provisória (como na gravidez de uma colaboradora), a empresa pode, quando achar melhor, dispensar um funcionário.

Como o líder de equipe deve se comportar?

Não constranger o colaborador

Seja pelo motivo que for — por vontade própria da pessoa ou pela da empresa — nunca se deve constranger aquele que deixa a organização.

Além de poder repercutir o assunto junto aos demais funcionários, a imagem da companhia perante o mercado pode ser arranhada.

Não bastasse isso, é preciso entender que uma mudança desse tamanho impacta muito o emocional de qualquer um, ainda que se trate de alguém mais discreto.

Pagar o que é devido

Quando o assunto é dinheiro, ninguém pode ser irresponsável. Por isso, tendo um colaborador que se demite, ou na necessidade de fazer uma dispensa, é importante que a empresa tome as providências necessárias para que o pagamento de tudo que é devido seja feito nos valores e prazos corretos.

Na hora de fazer as contas, alguns funcionários vão ter mais conhecimento do que outros. Independentemente do caso, o líder precisa entender o processo e conseguir tirar dúvidas de uma forma bastante clara e honesta. De preferência, passe tudo por escrito.

Explicar/entender o motivo

Um ponto que pode ser bem delicado em uma conversa de desligamento de colaborador é o que está motivando o acontecimento.

Se a iniciativa partir do próprio funcionário, saber o que o está levando a tomar essa decisão pode ajudar a rever o quadro (se for de interesse do empregador) e até evitar a saída de outros colaboradores.

Quando estivermos falando de uma dispensa, explicar a causa fará com que a pessoa possa refletir sobre o assunto e tentar evitar passar por essa situação no futuro

Manter o profissionalismo

Quando se for dispensar um funcionário, é preciso ter a certeza de que a decisão já está tomada. Sendo assim, trata-se mais de um aviso do que de uma conversa sobre o motivo. Com educação, explique o que está resolvido, o motivo, tire dúvidas, mas evite uma reunião de muito tempo.

Se o caso for de demissão, muito provavelmente o colaborador já está totalmente decidido. Cabe, então, entender o que o motivou e dar prosseguimento aos trâmites legais. Discussões, brigas e ânimos exaltados devem ser sempre evitados.

Um bom líder de equipe deve conseguir cumprir essas tarefas de forma segura e responsável. Contudo, se ainda há alguma dúvida sobre a postura de um verdadeiro líder, convidamos você a ler nosso artigo que explica os 5 motivos que a sua empresa tem para formar líderes e não chefes.