FIFO: entenda o método e seus benefícios para a gestão de estoques

FIFO: entenda o método e seus benefícios para a gestão de estoques

Você já se perguntou se existem ferramentas que facilitam a gestão de estoque da sua empresa? Metodologias como o FIFO permitem organizar os processos de armazenamento, garantindo que as perdas sejam reduzidas e que os clientes recebam produtos de alta qualidade.

Antes de colocar esse método em ação, entretanto, é preciso investigar se ele é adaptável ao modelo de negócio. Assim, fica mais fácil implementá-lo com as melhores estratégias. Para ajudar com essa tarefa, vamos explicar o conceito do método, apresentar os benefícios e dar dicas de como implementá-lo de maneira eficaz. Continue a leitura e descubra tudo em detalhes!

O que é o método FIFO?

Encontrar formas para melhorar a gestão de estoques é muito importante para aumentar a lucratividade da empresa. Nesse sentido, o método FIFO pode ajudar. Esse nome vem da sigla First In, First Out, que significa “primeiro a entrar, primeiro a sair”.

Ou seja, o FIFO é um sistema que ajuda a organizar os produtos armazenados, por meio de filas nas quais os primeiros itens adicionados são os primeiros que devem ser comercializados e retirados do estoque.

Com isso, você evita ter produtos por muito tempo no estoque, vendendo eles para evitar produtos por vencimento ou obsolescência. Além disso, é possível ter vários outros benefícios a partir do uso do FIFO. Acompanhe.

Quais são as vantagens do FIFO na gestão de estoques?

Os benefícios de implementar o FIFO não se limitam apenas à redução de perdas, podendo ajudar a companhia a alcançar resultados cada vez melhores. A seguir, explicamos alguns detalhadamente.

Redução de desperdícios

Perder produtos por situações relacionadas à deterioração ou prazos vencidos acaba gerando desperdícios e prejuízos consideráveis para o negócio. Isso pode ser comum em empresas que comercializam produtos metálicos caso não haja uma gestão adequada quanto a aspectos como umidade e armazenamento adequados.

Com o FIFO é possível minimizar esse risco, já que não há acúmulo de produtos e nem tempo suficiente para causar ferrugem ou outros estragos semelhantes. Como resultado, você reduz descartes, preserva a qualidade dos produtos e contribui para a satisfação dos consumidores.

Melhora na acuracidade financeira

Quer ter uma melhor visão sobre o estoque e os custos dos itens vendidos? Então, a adoção do FIFO pode ser útil. Como os produtos mais antigos são normalmente adquiridos por custos menores, vendê-los antes significa ter preços reais mais próximos dos ideais e custos mais precisos.

Em países com inflação mais elevada, como o Brasil, essa vantagem ajuda a superar distorções financeiras e manter uma gestão apropriada de custos e receitas. Com isso, dados mais precisos podem ser obtidos, contribuindo para tomadas de decisões acertadas para o sucesso do negócio.

Facilidade no controle de estoque

Contar com um ambiente organizado e com um fluxo lógico para movimentar as mercadorias é muito importante para a gestão do estoque. Com o FIFO, esse é um benefício, pois você pode construir um inventário com mais facilidade e atualizá-lo constantemente, reduzindo a incidência de itens esquecidos.

Além disso, é mais fácil fazer auditorias e contagens, já que a rotatividade tem um padrão mais previsível. É relevante explicar também que o método simplifica a adoção de sistemas automatizados para controlar o estoque, já que podem ser incorporados a partir da lógica do “primeiro que entra, primeiro que sai”.

Como implementar o FIFO de forma eficaz?

Agora que você conhece os benefícios de adotar o FIFO efetivamente, acompanhe as dicas que podem ser essenciais na hora de incorporar esse recurso na sua empresa.

Organize o estoque

A parte física do armazém deve ser pensada para que o FIFO funcione perfeitamente. Nesse sentido, é aconselhável ajustar tudo para utilizar primeiro os itens mais antigos.

Você pode, por exemplo, posicionar os produtos mais antigos na frente das prateleiras para melhorar a visualização. Isso facilita a retirada na ordem adequada prevista pelo método. A utilização de etiquetas com datas de entrada e prazos de validade também permite otimizar o controle das mercadorias.

Se o seu estoque é muito grande, opte por estruturas do tipo flow racks (prateleiras inclinadas) para automatizar o processo. Além de práticas, elas garantem o acesso na ordem prevista pelo FIFO.

Use a tecnologia

Um sistema de gestão de estoque, como um ERP, faz toda a diferença na hora de aplicar o FIFO. Isso porque essa solução permite rastrear entradas e saídas de produtos sem perda de tempo, evitando erros comuns em operações humanas.

Além disso, o uso de códigos de barras ou RFID permite registrar cada item quando é recebido em estoque. Isso facilita para que eles sejam os primeiros a serem expedidos, evitando o acúmulo de produtos com muito tempo armazenados.

Com os dados gerados no software, ainda é possível prever a necessidade de novas compras para repor os estoques. Assim, não há produtos em excesso e também não faltam para os clientes nas lojas. Caso você conte com produtos que possam estragar, alertas podem ser configurados para realizar promoções que vão ajudar a vender mais e evitar perdas.

Treine a sua equipe

O time que manuseia o estoque tem papel fundamental no sucesso da implementação do FIFO. Para tanto, é indispensável realizar treinamentos com os funcionários.

Essa necessidade inclui desde boas práticas para armazenar os produtos mais antigos, até conferência de datas e uso apropriado de sistemas que serão adotados.

Também é necessário que auditorias sejam realizadas regularmente, por profissionais capacitados. Para isso, reuniões e treinamentos devem ser executados, reforçando a importância da técnica e da correção de falhas caso existam.

Portanto, ao compreender o método FIFO e como ele pode beneficiar a gestão de estoque da sua empresa, fica mais simples incorporá-lo na sua loja de ferro e aço. Assim, o negócio cria um diferencial competitivo que o torna mais rentável.

Gostou do conteúdo e quer ler mais sugestões para melhorar a gestão da empresa? Então, siga nossas redes sociais agora mesmo. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.