Conheça os piores erros que atrapalham as vendas na loja!

Aprender a vender mais é tanto uma ciência quanto uma arte. Você precisa lidar com o aspecto humano, entendendo o comportamento do seu público. E, além disso, com o aspecto de negócios, desenvolvendo estratégias mais efetivas e rentáveis. Por isso, não é incomum ver tantos empreendedores cometendo alguns erros que atrapalham as vendas.

Se o desempenho de vendas do seu negócio também não está apresentando bons resultados, é possível que você esteja cometendo alguns desses erros cruciais. Seja em sua loja física ou em sua loja virtual, conhecer essas falhas e saber como corrigi-las é o melhor caminho para elevar a rentabilidade da sua empresa.

Para ajudar com isso, separamos aqui os principais erros que atrapalham as vendas e como você pode evitá-los em seu negócio. Acompanhe!

Não focar no seu público-alvo

Um dos mantras do processo de vendas é que vale mais a pena focar em um grupo específico do que agradar a todas as bases. A menos que seu produto tenha um público muito abrangente, você não deve conseguir fechar suas vendas com a maior parte dos seus leads.

Definir um público-alvo mais específico ajuda a elaborar melhores campanhas de marketing, promoções e abordagens. E como você gastará menos tempo e energia com tentativas ineficazes de venda, sua taxa de conversão será mais elevada.

Ter o preço como único diferencial

Apesar de ser muito importante, o preço do seu produto não pode ser o único motivo pelo qual os clientes o procuram. Hoje em dia, muitos clientes preferem pagar mais para garantir que terão suas demandas atendidas.

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Além do preço, você deve trabalhar outros aspectos do seu produto, como uma funcionalidade específica, o atendimento, a forma de entrega etc. Esses benefícios terão muito mais peso para o comprador do que um desconto, fazendo você se destacar da concorrência.

Abordar o cliente na hora errada

Um dos maiores erros que atrapalham as vendas diretas é a abordagem incorreta. Muitos vendedores não sabem quando insistir com o cliente ou quando é hora de dar mais espaço. Escolher o momento errado costuma comprometer seriamente uma venda.

Apesar de parecer algo intuitivo, há vários sinais que podem ser seguidos. Preparar seus vendedores para identificar esses comportamentos e agir de acordo é fundamental para maximizar suas chances de venda.

Não conhecer bem o produto

Se um cliente tenta tirar uma dúvida, mas o vendedor não tem a resposta, isso é uma grande perda de credibilidade para seu negócio. Cada profissional deve entender o funcionamento do produto e suas principais qualidades. Isso, antes mesmo de começar a atuar diretamente com o público. Treinar bem seu time também é uma forma de motivar sua equipe a não cometer esse tipo de erro.

Não ter ênfase em fidelização

Por fim, mas não menos importante, você deve pensar em cada venda como um investimento de longo prazo. Não apenas em seu retorno imediato. Um cliente fidelizado melhora a sua reputação e tende a retornar para fazer mais compras ao longo do tempo.

Agora que você conhece os principais erros que atrapalham as vendas, é hora de começar a corrigi-los. Investir na capacitação e treinamento do seu time de vendas é uma das melhores maneiras de melhorar seu desempenho e evitar esses erros.

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