Tipos de líderes: quais são e por que sua empresa precisa de um?

Tipos de líderes: quais são e por que sua empresa precisa de um?

O líder é uma peça-chave para o sucesso das equipes e da empresa como um todo. Afinal, ele é o responsável por direcionar todos em uma mesma direção, aumentando as chances de conquistar objetivos específicos. Sua empresa sempre vai precisar desse profissional, mas a questão é: quais são os tipos de líderes que existem no mercado?

É fato que existem diversos tipos de liderança, que podem variar bastante de acordo com o perfil comportamental do líder, com a competência técnica dos seus subordinados e com o próprio contexto mercadológico no qual o negócio se encontra. Atualmente, é possível encontrar líderes com tendência autoritária, liberal ou democrática, por exemplo.

Neste post, reunimos as principais informações sobre o assunto e apresentamos os 4 principais tipos de líderes para que você entenda qual é o melhor perfil para a sua empresa. Boa leitura!

Líder autoritário

O primeiro tipo de líder é centralizador e gosta de tomar decisões de forma arbitrária, com pouco envolvimento dos outros. Nesse sentido, tem um forte senso de independência. O líder autoritário é o que mais se parece com o tradicional chefe.

Se esse tipo de liderança pode parecer nocivo num primeiro momento — afinal não é colaborativo —, ele certamente também apresenta vantagens únicas; como tomada de decisões com maior rapidez e ações mais precisas em tempos de crise e urgência.

Líder empreendedor

Há um segundo modelo interessante e cada vez mais procurado: o líder com perfil empreendedor. Ele é conhecido por ter “cabeça de dono” e agir como se o negócio fosse seu, comprometendo-se pessoalmente com os resultados que deseja alcançar.

Guia de recrutamento de funcionáriosPowered by Rock Convert

É comum que esse líder incentive o empreendedorismo interno, isto é, que os funcionários sejam mais inovadores e despertos para solucionar demandas da loja.

Líder democrático

Você já deve ter visto o tipo de líder que gosta de ouvir sua equipe antes de decidir qualquer coisa, não é? Pois esse é o líder democrático. Dentro da empresa, institui um “regime de democracia”, no qual todos possuem voz, podem opinar e colaborar ativamente.

Ele não é o extremo oposto do líder autoritária, pois a decisão final ainda é com ele. A diferença é que, antes de decidir, costuma ouvir o que os outros têm a dizer. Seus principais benefícios são: envolvimento do time e visão holística no trabalho (afinal, ouve as diferentes partes).

Líder liberal

É o oposto do líder autoritário, pois gosta de descentralizar o poder e permite que seus subordinados hajam com independência. O líder liberal não se preocupa em direcionar a equipe, somente da liberdade e permite que atuem por conta própria.

Entre seus principais benefícios está a liberdade criativa e de atuação, bem como a melhora do clima de trabalho e do senso de confiança. Para que funcione na prática, precisa de um negócio com processos claros e cultura de autorresponsabilidade. Assim, cada talento compromete-se pessoalmente com o que deve ser feito.

Como você pôde ver, são muitos os perfis de liderança, e o ideal vai variar de acordo com a cultura da empresa, a equipe de trabalho e o próprio contexto mercadológico. Em geral, no entanto, as empresas precisam de um líder democrático, que tenha a habilidade de ouvir a sua equipe e o compromisso com resultados específicos.

Gostou de entender quais são os diferentes tipos de líderes? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude os colegas gestores a ficar por dentro desse assunto!