Saiba a importância dos indicadores de qualidade para seu negócio

Contar com indicadores de qualidade para lojas de ferragem é uma grande vantagem. Dessa maneira, é possível identificar problemas precocemente, agir corretivamente e garantir que ótimos resultados sejam atingidos.

Esses indicadores podem estar relacionados a diversos fatores, como o número de retrabalho ou a satisfação dos clientes finais. Então, é preciso entender mais do assunto, suas vantagens e como aplicar na prática. Continue a leitura!

O que são indicadores de qualidade?

Grosso modo, indicadores funcionam como uma bússola dentro da loja, apontando o que está indo bem e o que precisa de atenção. Eles também são chamados de KPIs, um acrônimo de Key Performance Indicators (indicadores-chave de desempenho).

Os indicadores podem estar ligados a diversas áreas da empesa, como a gestão de pessoas ou a logística. Na área de qualidade, no entanto, buscam identificar o nível de eficiência, eficácia e efetividade das operações.

A escolha dos melhores indicadores de qualidade varia de acordo com o objetivo da empresa. Por exemplo, se o intuito é reduzir erros no expediente, todos os indicadores devem estar relacionados a esse fator e oferecer uma visão sistêmica ao gestor.

Qual a importância dos indicadores de qualidade?

Segundo pesquisa do SEBRAE, de cada dez empresas que morrem nos quatro primeiros anos, seis padecem da falta de indicadores-chave de desempenho. O número é alarmante e representa os riscos de “navegar” sem uma bússola.

Dentre as principais vantagens de acompanhar os indicadores, é possível destacar:

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  • ajuda a acompanhar o desempenho de fatores críticos na loja;
  • contribui para identificar e eliminar erros recorrentes;
  • apresenta uma base sistêmica para decidir e agir estrategicamente;
  • elimina custos relacionados ao retrabalho, aos erros e aos problemas;
  • auxilia na formulação de metas e objetivos no modelo SMART.

Essas são algumas das vantagens, mas existem outras. Os indicadores de qualidade oferecem uma visão clara da empresa, da equipe e dos processos, permitindo que melhorias pontuais sejam feitas e que amplos benefícios sejam atingidos.

Em geral, os indicadores de qualidade tornam a gestão mais eficiente, garantindo que os profissionais sejam guiados rumo às metas e à melhoria contínua. Assim, todas as lojas de ferragem — nos diversos níveis e áreas — podem ser beneficiadas.

Quais os principais indicadores de qualidade?

São muitos os indicadores de qualidade. Eles mensuram a eficiência diária, a perda de produção, o custo por produto, a qualidade do trabalho e assim por diante. É preciso selecionar um conjunto de indicadores alinhados aos objetivos genéricos da empresa.

Dentre os principais, é possível destacar:

  • nível de satisfação dos clientes finais;
  • número de reclamações recebidas;
  • índice de retrabalho (correções geradas por problemas de produção);
  • número de quebras, avarias e perdas;
  • absenteísmo (faltas e atrasos dos funcionários).

A frequência com a qual esses indicadores serão levantados pode variar de acordo com a necessidade de cada loja. É importante compartilhar os KPIs levantados com o time, estabelecer metas de melhoria e buscar pelo progresso contínuo.

Como é possível observar, é de suma importância acompanhar os indicadores de qualidade nas lojas de ferragem. Assim, será possível ter uma visão sistêmica, decidir estrategicamente, acompanhar fatores críticos e eliminar diversos erros.

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