Quais os cuidados necessários no atendimento pelo telefone?

O cliente contente com o negócio bem efetuado é um dos indicadores que tornam uma empresa bem-sucedida. Sobre esse aspecto, é importante ressaltar um dos fatos que satisfazem o consumidor, ou seja, a realização de um atendimento de qualidade.

Existem vários tipos de atendimento e um deles é o atendimento pelo telefone, seja em um escritório, seja em um call center, seja de outras maneiras que possibilitem esse tipo de contato. O modo como o cliente é auxiliado influencia diretamente nos resultados do empreendimento.

Portanto, a qualidade do atendimento pelo telefone deve ser avaliada frequentemente, pois é importante que a companhia mantenha o consumidor em seu mercado, em outras palavras, fidelizando-o.

Nessa perspectiva, preparamos este post para que você saiba os cuidados que se deve ter no atendimento pelo telefone. Continue a leitura!

Cuidado com o tom de voz

É extremamente importante realizar o atendimento pelo telefone de forma adequada. Sempre tenha firmeza e mantenha a tranquilidade durante a comunicação, seja sobre a venda do produto, seja sobre o serviço da empresa.

O tom de voz deve ser adequado — por exemplo, fale com firmeza, sem sussurrar e sem gritar, uma vez que o sussurro atrapalha o contato e o grito incomoda o consumidor. Desse modo, é relevante saber o tom de voz adequado, como se estivesse falando com uma pessoa ao seu lado.

Uso de uma linguagem correta

É relevante frisar o tipo de linguagem utilizada durante a comunicação, visto que a maneira correta não pode ser confundida com “robotização”, isto é, evite conversar de forma mecânica, como com as vozes de aplicativos e de computadores.

Guia de recrutamento de funcionáriosPowered by Rock Convert

O atendimento pelo telefone é um dos melhores instrumentos que as companhias têm, mas muitas erram ao efetuar essa comunicação. Além disso, o português dos atendentes precisa ser aplicado de forma correta durante o contato.

Evitamento de ligações longas e cansativas

Geralmente, a maioria das empresas costuma deixar os clientes na linha durante a prestação de serviço. Isso deixa o consumidor descontente, e a demora em disponibilizar as informações pode fazê-lo desistir da ligação.

Com o intuito de solucionar esse contratempo, é necessário que os gestores avaliem as satisfações para saber os feedbacks do cliente. Ademais, será preciso corrigir os erros por meio de treinamentos constantes.

Capacitação dos funcionários

As instituições que investem na capacitação dos funcionários estão sobressaindo diante daquelas que desacreditam dessa realidade. Sem dúvidas, a capacitação da equipe é uma das melhores maneiras de aprimorar os resultados da sua companhia.

O setor de atendimento por telefone é um dos campos fundamentais em que deve ser feito o investimento em habilitação. Nesse sentido, a forma de abordar e auxiliar o cliente pode condicionar certa segurança para ele. Consequentemente, o preenchimento das expectativas que foram buscadas durante a prestação do serviço será realizado.

Em resumo, com o intuito de melhorar os resultados da companhia, é preciso trabalhar com empatia no atendimento, independentemente dos canais utilizados. A maneira como o cliente é auxiliado, sem dúvidas, resulta diretamente na evolução da empresa, pois o consumidor é a fundação de um empreendimento. Assim, é fundamental que os gestores invistam no setor de atendimento pelo telefone e, certamente, o desempenho da instituição será efetivo.

Gostou do nosso post que fala sobre os cuidados que se deve ter no atendimento pelo telefone? Então, saiba mais sobre esse assunto!