por-que-a-gestao-de-equipes-pode-garantir-o-sucesso-do-seu-negocio

Por que a gestão de equipes pode garantir o sucesso do seu negócio?

A gestão de equipes consiste na implementação de uma série de práticas e ferramentas para que determinado grupo de pessoas alcance melhores resultados. E assim, fique mais satisfeito e engajado para continuar crescendo e produzindo.

No entanto, a correta gestão depende da melhoria da comunicação interna, da oferta de induzimentos adequados e da definição de objetivos claros, por exemplo. Logo, será possível beneficiar todo o seu negócio.

Pensando nesse assunto, criamos este artigo. Nele, você vai entender como a gestão de equipes pode garantir o sucesso e longevidade da sua empresa. Continue a leitura e fique por dentro!

Aumenta a produtividade da loja

O nível de produtividade ao longo do expediente de trabalho nem sempre é o adequado e o resultado disso são perdas para a empresa. Segundo uma pesquisa feita pela Exame, estima-se que apenas 39% do expediente é realmente produtivo.

A correta gestão de uma equipe contribui para que esse problema seja mitigado e otimiza o nível de entrega. Para isso, metas inteligentes são criadas, os indicadores de desempenho são acompanhados e mais feedbacks são gerados.

Logo, todas as equipes passam a produzir mais, gerenciar melhor o tempo dentro da empresa; bem como atuar com alinhamento e foco em resultados específicos.

Aprimora o atendimento ao cliente

Equipes bem gerenciadas passam a atender melhor os clientes e os satisfazem e fidelizam em cada ponto de contato. Essa é uma necessidade primordial, pois os clientes que deixam a empresa pelo mau atendimento são muitos. O mesmo motivo gera custos grandiosos para a firma, visto que precisa investir em novas ações de marketing para atrair mais clientes.

Guia de recrutamento de funcionáriosPowered by Rock Convert

A gestão adequada das equipes torna os colaboradores mais competentes para suprir as demandas do público-alvo e consegue atendê-los com rapidez, cortesia e mais eficiência.

Melhora o ambiente de trabalho

A qualidade de vida é outro importante fator a ser considerado. Uma boa gestão contribui para o desenvolvimento de um clima de qualidade e bem-estar onde os funcionários atuam felizes e, até certo ponto, livres de estresse.

Há diversas medidas relacionadas à gestão de equipes que apoiam essa melhoria, como a implementação de novos canais de comunicação, de novos benefícios complementares ou o reconhecimento pelo trabalho bem realizado.

O bem-estar também gera benefícios para o negócio. Segundo pesquisa da Sodexo, pequenas e médias empresas que investem na qualidade de vida são, em média, 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas.

Fortalece a imagem da empresa

A imagem de uma empresa — isto é, sua marca — é essencial para atrair clientes e engajar decisões de compra. Além de atrair profissionais talentosos para processos de recrutamento e seleção. Logo, é uma grande prioridade.

Uma boa gestão de equipe ajuda a transformar os atuais profissionais em verdadeiros promotores da marca e com isso fica mais fácil que eles comentem sobre ela com seus amigos e familiares.

Agora você já está por dentro do assunto! Conduzir uma equipe com eficácia depende da contratação de gente talentosa, da definição de objetivos desafiadores e do acompanhamento das métricas de desempenho. Também é preciso gerar feedbacks consistentes com o objetivo de desenvolver novas competências e potencializar os resultados alcançados.

Entende por que a gestão de equipes pode garantir o sucesso do seu negócio? Então aproveite para continuar aprendendo e descubra como lidar com a demissão e dispensa de colaboradores!