Descubra 4 dicas incríveis para motivar a equipe de trabalho!

Descubra 4 dicas incríveis para motivar a equipe de trabalho!

Saber como motivar a equipe de trabalho é algo importante e que pode gerar muitas vantagens à empresa. Por exemplo, é possível aumentar a produtividade diária, melhorar o atendimento aos clientes e reduzir o número de faltas e atrasos dos colaboradores.

No entanto, essa não é uma tarefa tão simples, e boa parte das empresas estão falhando nesse aspecto. Estudos indicam que mais da metade dos trabalhadores brasileiros formais estão insatisfeitos com o trabalho. Logo, é preciso pensar em como motivar os talentos.

Nos tópicos seguintes, oferecemos 4 dicas que são realmente úteis. Algumas têm efeito a curto ou longo prazo, mas elas podem ser aplicadas em conjunto. Confira!

1. Reconheça o bom desempenho

A maneira mais barata e rápida de gerar motivação é por meio do reconhecimento. É preciso reconhecer os profissionais que apresentam desempenho superior e parabenizá-los. Assim, você mostrará que enxerga o que os talentos fazem de positivo pela empresa.

Há muitas maneiras de fazer isso, como ao longo de um feedback. Uma forma peculiar é fazer uma carta de agradecimento e enviá-la para o endereço do empregado. Ainda é possível reunir a equipe para aplaudir aquele profissional que teve um desempenho superior à média.

2. Ofereça recompensas interessantes

Só mostrar reconhecimento nem sempre é suficiente. Um gestor que enche de elogios seus funcionários, mas nunca os recompensa devidamente, pode tornar essa prática algo trivial. Por esse motivo, avalie quais recompensas (financeiras ou não) podem ser oferecidas.

Guia de recrutamento de funcionáriosPowered by Rock Convert

Há três coisas importantes para avaliar ao definir uma recompensa. O perfil do time, o orçamento da empresa e o tamanho do desafio que foi proposto. Ao equilibrar esses três fatores, será possível oferecer um prêmio justo e interessante.

3. Construa um ambiente de bem-estar

As duas primeiras dicas são mais imediatistas. Elas permitem que a motivação ocorra no curto prazo, mas também deixam de fazer efeito após um certo tempo. Um funcionário elogiado ou premiado pode não lembrar da recompensa um ou dois meses depois, por exemplo.

Por isso, é preciso pensar em estímulos de longo prazo. Investir no bem-estar interno é um dos principais. Para tanto, melhore a comunicação, flexibilize o expediente de trabalho, estimule a prática de exercícios e construa um ótimo clima organizacional.

4. Proporcione boas oportunidades de carreira

Todos os profissionais desejam construir uma boa carreira. Eles podem entrar na organização como assistentes de vendas, por exemplo, mas sonham em ser gerentes ou até diretores. A simples visão de que há a possibilidade de progredir no trabalho já é uma grande alavanca motivacional.

Portanto, ofereça exemplos práticos de que é possível crescer na empresa. Quando um cargo de nível superior estiver vago, aproveite para fazer um recrutamento interno e promover os profissionais mais talentosos. Também procure investir na criação de um plano de carreiras.

Essas são algumas das principais dicas para motivar a equipe. Ao utilizá-las, os profissionais se sentirão muito mais entusiasmados. No fim, toda a empresa, nos vários níveis e áreas, será beneficiada.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro das novidades que separamos especialmente para você. Vamos lá!