Você sabe como contratar funcionários? Saiba mais aqui!

Você sabe como contratar funcionários? Saiba mais aqui!

Para muitos, os colaboradores são um dos maiores ativos que uma empresa pode ter, pois eles são os responsáveis pelos resultados alcançados pela companhia e, consequentemente, seu crescimento. Por isso, para conseguir alcançar os objetivos almejados, um bom gestor deve saber como contratar funcionários.

Entretanto, essa tarefa não é tão simples quanto parece, uma vez que é preciso analisar diversos fatores para poder preencher a vaga existente com um profissional que seja benéfico para a empresa. Além disso, o processo seletivo deve ser realizado de forma rápida e eficiente, caso contrário, é possível que o candidato ideal desista dele e acabe preferindo outra companhia.

Por tudo isso, escrevemos este artigo para lhe ajudar a contratar de forma segura um colaborador que fará a diferença para a sua empresa. Boa leitura!

Defina o perfil desejado para a vaga

O primeiro passo para contratar um bom funcionário é definir qual o perfil desejado que ele deve ter para conquistar essa vaga. Para isso, é preciso deixar claro qual será a função que ele vai executar, qual a experiência exigida e quais são as qualidades fundamentais que deve apresentar.

Para ser mais assertivo durante a contratação, uma boa solução é terceirizar, pois algumas empresas se especializaram no processo de recrutamento e seleção. Atualmente, elas utilizam um software que faz uma análise cuidadosa e consegue selecionar, dentre os vários candidatos existentes em seu banco de dados, aquele que apresenta as características desejadas.

Dessa forma, é essencial ter clareza e ser objetivo ao definir o perfil desejado para a vaga.

Planeje o processo seletivo

Em muitos casos, além de dificultar a contratação de um bom profissional, um processo seletivo falho e confuso consegue prejudicar a reputação da empresa. Sendo assim, é preciso realizar um planejamento minucioso de como ocorrerá a seleção para que se consiga fazer a melhor escolha, de modo a evitar que uma nova contratação seja necessária.

Guia de recrutamento de funcionáriosPowered by Rock Convert

Pelo fato de existir uma grande variedade de metodologias, é preciso estabelecer aquelas que conseguirão avaliar corretamente as habilidades exigidas pela vaga. Uma boa dica é dividir o processo em etapas, assim, é possível analisar cada característica que a empresa considera importante. Entretanto, é necessário tomar cuidado para que o processo não fique muito longo, sendo que o ideal é avaliar apenas o que é considerado essencial.

Saiba como e onde divulgar

Após estabelecer as atribuições que o profissional deverá ter e planejar o processo seletivo, o próximo passo é divulgar, de maneira assertiva, a vaga existente. Para isso, é preciso utilizar o perfil criado do candidato ideal para determinar qual é a melhor estratégia para encontrá-lo.

Dessa forma, dentre os vários canais existentes — redes sociais, portais de currículos, universidades, empresas especializadas e softwares —, deve-se escolher aqueles que têm uma maior relação com a vaga oferecida. O ideal é fazer a divulgação em poucos locais para poder diminuir a quantidade de currículos recebidos e, consequentemente, gastar menos tempo de triagem.

Seja claro e objetivo na entrevista

Dentre as várias metodologias empregadas durante o processo seletivo, uma das mais importantes é a entrevista individual. Por meio dela se terá um contato direto com o candidato, o que permite perceber algumas características essenciais, por isso, é preciso estar preparado para realizá-la.

Para ser mais eficiente, o ideal é fazer uma pesquisa prévia sobre o postulante, além de uma análise em seu currículo, para poder definir quais serão as perguntas a serem feitas. Isso mostra preparação, além de melhorar a imagem da empresa.

Apesar de o processo seletivo poder ser longo e cansativo, é necessário ter muito cuidado ao realizá-lo. Afinal, será por meio dele que serão escolhidos os colaboradores responsáveis pelos resultados da empresa.

Agora que você sabe um pouco mais sobre como contratar funcionários, que tal aprender um pouco mais sobre os desafios na gestão de pessoas? Até mais!