Afinal, como escolher o fornecedor de aço ideal para minha loja?

Afinal, como escolher o fornecedor de aço ideal para minha loja?

Escolher um bom fornecedor de aço não é apenas importante, é crucial. É a partir de boas parcerias que sua loja de ferro e aço conseguirá comprar com preços atraentes e repassar esse baixo custo aos clientes, estabelecendo uma vantagem competitiva.

Há outros benefícios de ter um bom fornecedor, por exemplo, a possibilidade de ter seus pedidos atendidos nos períodos de pico, receber os itens no prazo e ter acesso aos melhores produtos, com qualidade e certificação. Contudo, como escolher o fornecedor de aço?

Nos tópicos seguintes, oferecemos dicas para acertar na escolha do parceiro de negócios e estabelecer um relacionamento de longo prazo. Portanto, continue lendo!

Atenção à variedade de produtos

O fornecedor deverá suprir a necessidade da sua loja e isso demanda um grande mix de produtos. Por essa razão, comece investigando os produtos disponíveis. Há uma variedade significativa? As linhas de itens oferecidos são suficientes para atender os seus clientes?

Uma boa dica é classificar os produtos que precisa por área — por exemplo, construção civil, tubos, estrutural e serralheria. Depois, investigar se eles estão disponíveis no seu fornecedor de ferro e aço. Quanto maior o portfólio, melhor ao seu estabelecimento.

Avalie o custo-benefício das ofertas

Buscar apenas pelo preço pode ser um problema, afinal, você poderá acabar com produtos de baixíssima qualidade no seu estoque. Por outro lado, deixar de ter atenção ao custo de aquisição pode culminar em preços mais altos e pouca eficácia na hora da venda.

Guia de recrutamento de funcionáriosPowered by Rock Convert

Portanto, o mais adequado é buscar pelo equilíbrio entre o custo e o benefício. Compare o preço de dois ou três fornecedores, bem como a qualidade do mix de produtos. Desse modo, você poderá fazer uma escolha mais consciente e acertada.

Estude o histórico do fornecedor de aço

O fornecedor tem um bom histórico? Há quanto tempo está no mercado? Já deixou algum comerciante na mão? São algumas questões que precisam ser respondidas. Ao escolher um fornecedor, você inicia um relacionamento e precisa fazer isso com acerto.

Para tanto, busque quatro ou cinco referências. Faça contatos e verifique se o fornecedor costuma honrar com seus compromissos, prazos de entrega e padrões de qualidade. Caso a resposta seja negativa, não será uma boa escolha tê-lo como fornecedor de aço.

Observe a rapidez nas entregas

Por fim, é preciso observar a rapidez na entrega. Apesar de existirem técnicas precisas para controle de estoque, sempre existem situações em que há uma demanda alta e que não foi devidamente calculada. Nesses casos, você vai precisar de um fornecedor ágil.

Qual é o prazo da entrega? Há um acréscimo alto no valor do frete? A agilidade está abaixo da média? São questões importantes e que precisam ser entendidas. Em um mercado tão competitivo, algumas diferenças podem significar muito. Então, atenção à agilidade.

Como você pôde observar, escolher o melhor fornecedor de aço depende de algumas coisas. É preciso observar o mix de produtos, o custo-benefício, a reputação no mercado e a rapidez na entrega. Assim, você poderá acertar na escolha e fechar uma ótima parceria.

E ai, gostou do nosso artigo? Estamos há várias décadas no mercado e somos o maior fornecedor de aço independente do Brasil. Então, aproveite para entrar em contato conosco!