3 ensinamentos de 2020 que a Construção Civil precisa colocar em prática

Com a desaceleração das atividades econômicas na pandemia, diversos efeitos já foram sentidos nos mais diferentes setores do mercado. Diante de tudo isso, quais os ensinamentos que a Construção Civil deve colocar em prática daqui para frente? Separamos 3 principais, confira:

1- Planejamento é essencial

Preparação para as novas necessidades se tornou algo essencial, para além do coronavírus, diversas outras crises podem acontecer, e as empresas e o mercado como um todo precisam antever cenários, reduzir gastos e estabelecer procedimentos para gerir crises.

2- A nova ordem é a adaptação

O momento exigiu novos hábitos, mudanças de procedimentos e inclusive novas maneiras de atender o cliente nas lojas de materiais de construção, por exemplo, de forma totalmente virtual, o que antes não era visto com tanta frequência. O aprendizado foi que nada é tão imutável como imaginamos, precisamos olhar para o digital, rever modelos de negócio e investir em mudanças.

3- Reflexão estratégica sempre

É necessário analisar constantemente os lucros e prejuízos e, principalmente, saber aproveitar as novas oportunidades com criatividade. Em momentos assim, nos casos em que o cliente deseja cancelar a compra, vale a pena se antecipar e tentar reagendar ou gerar crédito em vez de cancelar. Outro caminho poderoso na crise é ofertar o que se tem de melhor por um preço convidativo, é bom para quem compra, que paga menos, e bom para quem vende, pois ganha fôlego financeiro, gerando receita para sanar o caixa da empresa e gerar tranquilidade pessoal e profissional.

Fontes: Correio Braziliense, Tribuna e Uol