Integração de novos funcionários: veja 5 melhores práticas

Ao chegar em um novo espaço, é normal que uma pessoa se sinta acuada, tímida ou mesmo ameaçada, dependendo do contexto. No caso daqueles que chegam em uma nova empresa, tudo isso pode acontecer, caso você não faça um bom processo de integração de novos funcionários.

Para muitos gestores, parece muito demorado fazer um processo de integração antes de colocar todos em suas funções. Porém, sem isso é bem provável que eles tenham um desempenho consideravelmente abaixo do previsto, pois não terão se adaptado corretamente ao novo trabalho.

Para ajudar a fazer a melhor integração de novos funcionários, listamos aqui algumas práticas que você deve sempre incluir em sua lista. Confira.

1. Faça um tour pela empresa

Mesmo que o novo profissional tenha estudado o negócio antes de se candidatar à vaga, é provável que não entenda completamente os detalhes do seu funcionamento. Além disso, ter um momento para explorar o local, tirar dúvidas e conhecer um pouco melhor o mapa da empresa também oferece a ele maiores chances de se familiarizar com tudo e se sentir um pouco mais confortável com a empresa.

2. Explique em detalhes suas funções

Outro cenário bem comum na integração de novos funcionários é que eles ainda não entendem a fundo quais serão suas tarefas do dia a dia. Essa é uma das principais causas da perda de produtividade e atraso no processo de adaptação. Sendo assim, o melhor que você pode fazer por essas novas pessoas é acompanhá-las até que compreendam o que devem fazer.

Como definir preços de vendaPowered by Rock Convert

3. Envolva o time atual nesse processo

Sempre que chega alguém novo em um grupo, o pior que pode acontecer é ele ficar alienado, sem interagir diretamente com seus colegas. Isso não só dificulta sua integração dentro da equipe como também gera um clima negativo para o setor. Por isso, você deve contar com a participação e cooperação de todos os demais colaboradores durante esse processo.

4. Monte um roteiro de tarefas para as primeiras semanas

Leva um tempo até alguém se encaixar em uma nova rotina, independentemente de qual seja. E, nesse momento, qualquer auxílio é válido para facilitar a transição. Sendo assim, durante o processo de integração de novos funcionários, forneça também uma agenda de trabalho com prazo de pelo menos duas semanas. Isso é suficiente para que a maioria das pessoas comece a entender o funcionamento do espaço e possam desenvolver mais autonomia a partir daí.

5. Tenha um acompanhamento contínuo

Por fim, tenha certeza de estar presente durante todo esse período, tirando dúvidas e reforçando qualquer informação importante. Com esse acompanhamento extra, cada novo funcionário também terá mais oportunidades de se familiarizar com o negócio, além de construir um ambiente de trabalho mais acolhedor para todos os presentes.

Agora que você tem algumas dicas para melhorar a integração de novos funcionários, é hora de colocar esses conhecimentos em prática. É um pequeno investimento de tempo e energia, mas que faz novos colaboradores se sentirem mais acolhidos pela empresa.

Quer continuar recebendo nossas dicas? Então siga-nos no Facebook e no LinkedIn para acompanhar tudo em primeira mão.