Aprenda aqui como fazer um previsão de demanda!

Aprenda aqui como fazer um previsão de demanda!

Tomar decisões apoiada em dados e não em achismos é completamente inevitável para uma gestão eficiente de qualquer empresa. Logo, a previsão de demanda é uma metodologia bastante eficaz.

Sua utilização auxilia as empresas na administração eficiente dos seus estoques, como também na projeção financeira e no estudo de viabilidade para uma possível ampliação do negócio.

Quer saber mais a respeito dessa metodologia e como realizá-la em sua empresa? Então, continue com a leitura!

O que é previsão de demanda?

É o procedimento que tem como objetivo projetar a necessidade por um produto. Ao fazer a previsão, deve-se levar em conta os indicadores econômicos, o relatório de vendas e as intenções da empresa ao analisar se as vendas tiveram um aumento ou não durante determinado período.

Confira alguns pontos que podem ser avaliados de forma bastante segura com o uso dessa metodologia:

  • necessidade de contratação de mais colaboradores para atender a nova demanda;
  • investimento em ações de marketing e em insumos;
  • fluxo de caixa.

O uso dessa ferramenta poderá ser utilizada com diferentes objetivos:

  • com intuito de analisar a demanda de um produto específico;
  • a partir de uma parcela de mercado.

Como fazer uma correta previsão de demanda?

Não importa o porte do seu negócio, manter o controle sobre o estoque é uma questão vital para seu empreendimento. Já pensou em deixar de atender um cliente por falta de algum produto? Essa situação pode comprometer a imagem do seu negócio, levando você não só a perder clientes, como também ver seu faturamento cair. A seguir, entenda o que fazer para evitar que isso aconteça.

Definir os objetivos

Não é possível fazer a análise da previsão sem ter, de forma clara, os objetivos do seu negócio. Lembrando que as metas têm que ser possíveis e realizáveis. No entanto, a definição deve ser para os cenários de curto, médio e longo prazo, tendo por base seu consumo global e fragmentado do produto, do serviço ou toda sua produção.

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Definir o horizonte de tempo

Baseado nos objetivos, deve ser estabelecida a extensão do tempo para qual a demanda será prevista. Exemplo: determinar que será por um período de 2 anos.

Modelo de previsão a ser adotado

Após a definição do objetivo, é chegada a hora de selecionar qual o modelo a ser adotado, que pode ser o método de pesquisas ou os métodos estatísticos.

Coleta de dados

A coleta de dados pode ser primária ou secundária. Os dados primários são as informações que não foram coletados antes e os secundários são aqueles que já foram coletados e que se encontram disponíveis.

Estimativa dos resultados

Depois da coleta de dados, segue-se a estimativa da demanda por um determinado período. Geralmente aparecem na forma de equações matemáticas e o resultado é interpretado e apresentado de maneira mais simples para permitir que os colaboradores as utilizem com facilidade.

Quais os benefícios da previsão de demanda?

Entre os benefícios, podemos destacar:

  • melhor planejamento e previsões futuras do financeiro da empresa;
  • planejamento das ações de marketing;
  • redução dos custos de produção ou operacionais;
  • melhora da gestão de armazenamento e controle de estoque.

Qual a importância da previsão de demanda?

A importância se deve à necessidade de saber quais serão, por estimativa, suas vendas. Isso possibilita a gestão mais eficiente do controle de estoque e da produção. Um eventual exagero na aquisição de insumos gera prejuízos à empresa, como também o mau controle do estoque representa um capital parado que poderia ser investido em outras áreas.

Portanto, a previsão de demanda propicia às organizações informações valiosas sobre os mercados em que operam, como também sobre os mercados-alvos. Possibilita ainda uma gestão mais eficiente do estoque e do capital empregado.

Enfim, espero que este texto seja útil para você! Dê sua opinião e conte para nós como lida com essa questão na sua empresa.