aço inox

5 vantagens do aço inox que você precisa conhecer

O aço é um dos materiais mais utilizados no mundo e está presente nos mais diversos itens do nosso dia a dia: em utensílios domésticos, em peças de automóveis e na construção civil.

No entanto, uma grande vilã do aço comum é a corrosão — por isso foi inventado o aço inox! Basicamente, esse material é uma liga metálica — assim como o aço —, mas tem a adição de cromo, níquel e outros componentes em sua composição química.

O cromo presente nessa liga reage com o oxigênio do ar, formando uma camada superficial conhecida como camada passiva. Essa camada, depois de formada, se torna inerte — não reage com outros materiais — e, dessa forma, impede que o ferro oxide, ocasionando a corrosão do material, popularmente conhecida como ferrugem.

Esse fenômeno torna a superfície da liga completamente porosa e diminui sua resistência mecânica. Devido a essas propriedades, o aço inoxidável já é amplamente utilizado atualmente e tem suas principais aplicações presentes nos utensílios de cozinha e eletrodomésticos, reservatórios de alimentos e produtos químicos na indústria.

Conheça agora algumas das vantagens que justificam a escolha por esse material!

1. Alta durabilidade do aço inox

O aço inox tem resistência semelhante ou superior às ligas de aço comum. Porém, como esse material é resistente também à corrosão, ele não enfraquece com o passar do tempo pela ação da oxidação — o que lhe confere uma grande vida útil.

Como definir preços de vendaPowered by Rock Convert

2. Facilidade de limpeza do aço inox

Devido à sua baixa rugosidade superficial, o aço inoxidável permite uma fácil limpeza. Essa característica é a responsável pela larga utilização desse material em estabelecimentos que necessitam de controles rígidos de higiene — tais como restaurantes e hospitais.

3. Forte apelo estético

Esteticamente falando, o aço inox é um material versátil, sempre atual, que combina com cores e estilos variados. Ele tem um brilho próprio e um visual que remete à leveza, à modernidade e ao prestígio.

4. Resistência a variações bruscas de temperatura

Podendo funcionar perfeitamente bem tanto num freezer quanto num forno, o aço inox — além de suportar baixas e altas temperaturas — também resiste a bruscas variações térmicas, o que permite sua aplicação com eficácia em estruturas expostas a condições climáticas instáveis.

5. Material inerte

Como já mencionamos, o aço inoxidável é inerte e não reage com outros materiais. Com isso, essa liga metálica se torna imprescindível também para a indústria alimentícia, uma vez que não guarda sabores ou odores, nem se altera ao entrar em contato com os compostos químicos liberados pelos alimentos.

Além de todas essas vantagens, o aço inoxidável ainda é um material que apresenta um ótimo custo-benefício, exige baixas despesas com manutenção e é reciclável. Com tantas aplicações e tamanha versatilidade, o aço inox é, definitivamente, um material que não pode faltar em nenhuma loja de ferragem e materiais de construção.

Portanto, não deixe de conferir a nossa linha de produtos. Nós contamos com uma grande diversidade de materiais que certamente atenderão todas as suas necessidades. Acesse o nosso site e veja como nós podemos atendê-lo!